Conheça nossos produtos

Os equipamentos desenvolvidos pela Construtec estão sendo constantemente atualizados e modernizados e são submetidos a rigorosos testes em nossos laboratórios. Também são homologados no INPE e IPT, onde são verificados os cumprimentos de algumas normas como IEC 61373; IEC 60571 e NBR 9738 (Equipamento eletrônico utilizado em material rodante ferroviário) ) aprovados nos teste de vibração, choques; ensaios elétricos de variação de alimentação CC; de interrupção de alimentação CC; de sobre velocidade; de imunidade contra surtos; de testes de isolamento, bem como ensaios térmicos.



Tacofer



É um velocímetro analógico que registra a velocidade a partir de 5 Km/h ( diferente do tacógrafo rodoviário ).

Além disso, o disco-diagrama grava 8 dias de leituras de velocidade, distância, tempo e duas entradas digitais.As entradas digitais podem ser utilizadas para grafar 2 entradas por exemplo : motor diesel ligado , Freio dinâmico , Freio de emergência , Relé terra , Buzina ou outros.

O equipamento dispõe de um dispositivo de sobre velocidade que contém uma indicação luminosa e/ou sonora, além de fazer o corte de tração da locomotiva. Possui um sistema de aviso para que troque o conjunto do disco de diagrama quando o mesmo se encontra no último dia de grafia.


Medidor de Nível de combustível



O equipamento tem a finalidade de informar nível de combustível através de um Display sendo essa leitura feita através de um sensor ou dois sensores instalados na saída do tanque.
Essas informações podem ser Registradas permitindo um controle que possibilite uma avaliação mais precisa de consumo de combustível.
Pode-se programar um nível crítico de baixa quantidade de combustível no reservatório com a finalidade de alertar o maquinista, para que sejam tomadas as devidas providências.
Durante o abastecimento, quando atingido o limite máximo pré-estabelecido pelo cliente, o equipamento “desarma” a bomba de abastecimento, evitando transbordo e agilizando a operação de abastecimento da composição.


Alertor de Aterramento



O Alertor de Aterramento é um instrumento cuja função é indicar o nível de isolamento do circuito de baixa tensão para a carcaça (terra) da Locomotiva.
Através de 7 led’s é possível identificar se o circuito aterrado é o circuito positivo ou o circuito negativo da fonte geradora de energia elétrica.

Usando este equipamento pode-se diminuir o número de falhas de Amperagens, Falsas patinações, Desarme de disjuntores, Queima de fiação, Descarga de bateria e tudo relacionado ao circuito de baixa;


Painel de transferência ajustável



O painel de transferência Construtec tem a função de substituir o painel de transição 17FL11A2, que é composto de um painel auxiliar montado na armação do painel principal e mais 05 cartões de encaixe, sendo: 04 cartões 17FC475 e 01 cartão 17FC207.
Este equipamento realiza transferência dos motores de tração ligando-os em serie ou em paralelo ou em Serie/Paralelo de acordo com as velocidades.
O sinal de velocidade é recebido de um sensor de roda (Ótico, Hall ou Indutivo) de fabricação da própria Construtec.
O equipamento é ajustável via Bluethooth e configurado via App celular desenvolvido pela própria Construtec.


Velocímetro Limitador



Velocímetro Digital com dois dígitos desenvolvido como mostrador de velocidade para ser aplicado externamente em máquinas de manobra podendo trabalhar em cabeceiras opostas apresentando a velocidade da máquina.
O equipamento recebe o sinal de velocidade captado de sensores de ponta de eixo ou de caixas de tração , sensores estes podendo ser de efeito Hall , Magnético ou Ótico.
Opcionalmente podem ser aplicados dois atuadores que limitam a velocidade , sendo :
- Atuador 1: Pode atuar em modo fixo ou intermitente , configurável via software.
- Atuador 2: Somente em modo fixo, configurável via software.


Sistema Homem Morto



O equipamento Homem Morto foi idealizado como um dispositivo de segurança que assegura que o condutor ou operador está sempre ativo para a condução da maquina, trem ou locomotiva e também em situação de vigilância (guarita ou ponto de vigilância).
Esse equipamento dispõe de dois sistemas completos instalados em uma mesma unidade, e pode ser instalado em qualquer equipamento ou lugar.
O sistema “1” fica em funcionamento e o sistema “2” de igual configuração, fica totalmente desligado. No caso de apresentar defeito no sistema “1”, o maquinista aciona uma chave no próprio painel do Homem Morto Redundante que põem o sistema “2” em funcionamento, com isso, um sinal luminoso é acionado no painel do Homem Morto Redundante indicando que o equipamento está funcionando com a unidade reserva.


Velocímetro com Registrador de Eventos



Velocímetro Digital com Registrador de Eventos com dois dígitos e Odometro mecânico de seis caracteres.
Disponível Geo-Localização (GPS) e Entradas Digitais de ( 5v a 74v) , integradas com Sistema de Segurança conhecido como Homem Morto ou Sisven.
Através do sistema integrado não Online de Geo-Localização é possível visualizar as informações em um mapa podendo assim precisar os eventos ocorridos durante as viagens efetuadas.
O equipamento dispõe de contatos com acionamento que são relacionados à velocidade - esses contatos são configurados como entradas e saídas e também podem ser um contato fixo ou intermitente.
Todos os parâmetros ajustáveis são configurados via aplicativo celular. A coleta dos dados também é feita via aplicativo celular usando o protocolo de comunicação bluetooth.


Sensor de Roda Ferroviário



Equipamento instalado no Truck ( caixas de rolamento ) ou em caixas de redução ( locomotivas de manobra ) com objetivo de receber a velocidade mecânica e transformá-la em pulsos elétricos para utilização com os velocímetros Construtec ou outro dispositivo compatível.
Os sensores de roda são produzidos em 3 tipos : Óticos ( com até 200 pulsos por volta) , Hall e indutivos ( mediante consulta ).
Todos os sensores produzidos possuem proteção contra surtos de tensão e contra transientes de alimentação.
Produzidos em ferro fundido , os sensores de roda possuem grande resistência mecânica e alta durabilidade.